A rápida disseminação da Covid-19, doença relacionada ao novo coronavírus tem deixado as pessoas preocupadas, principalmente depois que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia da doença. Até o fechamento dessa matéria, o Brasil já registrou 13.831 novos casos com 681 mortes pela Covid-19. E o registro dos dados da doença no Piauí são de 31 novos casos e 05 mortes confirmadas.
A colaboração de todos é vital para preservar quem está no grupo de risco, caso dos pacientes oncológicos, que costumam ter queda na imunidade devido à doença ou por causa dos tratamentos aos quais são submetidos; como a quimioterapia, radioterapia, uso de corticoides, dentre outros. É indispensável manter o cuidado redobrado durante esse momento, pois uma pessoa que contrair o vírus terá maior risco de sofrer complicações se estiver enfrentando o câncer.
A médica oncologista, Mariella Melo explica as principais medidas de prevenção que um paciente oncológico deve ter. "Hoje, já sabemos que cuidar da saúde é muito importante para evitar doenças oncológicas. Cuidar da manutenção do peso, para evitar obesidade, não fumar e evitar ingerir bebidas alcóolicas são medidas que ajudam a prevenir o diagnóstico do câncer, assim como a vacina do HPV em jovens para evitar o câncer de colo do útero”, informa.
A médica Mariella Melo alerta que, “nessa época de pandemia do novo coronavírus, os pacientes oncológicos estão no grupo de risco e precisam seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde, no que se refere principalmente ao isolamento social, a manutenção da higienização, principalmente das mãos, para evitar essa infecção. Além disso, esses pacientes devem ser vacinados contra a gripe e manter contato com seus médicos para manutenção do tratamento oncológico”, afirma.
Os pacientes com câncer também devem evitar contato com qualquer pessoa que tenha sintomas gripais ou que estejam em investigação para possível infecção pela Covid-19. Devem também evitar contato com pessoas que estejam chegando de outros lugares, com ou sem sintomas gripais.
Nunca é demais lembrar para evitar ambientes fechados e principalmente aglomerações, contato físico, como cumprimentar com beijos e abraços. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca. Cobrir com o antebraço o nariz e boca ao tossir ou espirrar. E as visitas hospitalares devem se restringir àquelas estritamente necessárias.
Mais informações
Assessoria de Comunicação - (86) 99437 3913