O dia 09 de dezembro é o Dia do Fonoaudiólogo. O fonoaudiólogo é o profissional responsável pela promoção da saúde, avaliação e diagnóstico, prevenção, habilitação, orientação e reabilitação das sequelas funcionais na fala, voz, linguagem e audição.
O Serviço de Fonoaudiologia do Hospital São Marcos existe há 20 anos e foi fundado pela Dra. Méssia Bandeira, que é a atual chefe do setor no hospital. Atualmente, o serviço é formado por quatro fonoaudiólogos: Dr. Méssia Bandeira, Natércia Ximenes (foto), Dra. Lydiana Albuquerque e Dr. Claudio Martins, atendendo tanto no ambulatório como no hospital. No ambulatório o serviço funciona no 3º andar/Ala C.
Os fonouaudiólogos do HSM realizam tratamento em disfonia (problemas na voz), disfagia (problemas na deglutição), reabilitação do deficiente auditivo, atraso e distúrbio na linguagem, estética facial, estimulação precoce em bebês, dentre outros.
No ambulatório, os pacientes mais comuns são os lábios leporinos ou fissuras labiopalatais, que são má formações congênitas que resultam numa abertura no lábio ou palato que ocorre entre o quarto e a décima semana gestacional e os pacientes com câncer na laringe. Há também pacientes com problemas na fala, como gagueira e os profissionais que utilizam a voz com muita frequência como cantores, padres professores.
Já no hospital o tratamento é mais intensivo, os médicos solicitam os fonouadiólogos, através de um parecer, e normalmente são atendidos pacientes que tiverem algum tipo de sequela, pacientes que ficam por muito tempo entubados.
O Hospital São Marcos parabeniza todos os fonoaudiólogos.