Por instituição, 24 de março é o dia de combate mundial a tuberculose, uma doença bastante antiga, que segundo estudiosos, tem-se indícios desde o egito antigo, e que fez de vítimas vários e grandes artistas, escritores, poetas e boêmios no século passado, e que até hoje assola a sociedade e revela dados preocupantes.
A escolha da data, deve-se ao dia do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 1/3 da população mundial infectada: 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil integra o grupo dos 22 países que concentram 80% dos casos de tuberculose registrados no mundo e é responsável, ao lado do Peru, por 50% dos casos nas Américas. Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde mostram que cerca de 6 mil pessoas morrem todos os anos no país em decorrência da tuberculose. Nos últimos anos, foram registrados cerca de 85 mil novos casos.
A doença contagiosa , tuberculose, é causada por uma bactéria denominada Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro) e tem como principal sintoma a tosse por mais de três semanas, que pode estar acompanhada de falta de apetite, cansaço, dor no peito, perda de peso e febre.
O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção, diariamente. Quase todos os pacientes que seguem o tratamento corretamente são curados.