Dia 31 de Maio é comemorado o dia mundial de combate ao tabagismo. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde- OMS , com o objetivo de sensibilizar e alertar o maior número de pessoas sobre os danos do consumo do tabaco.
A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias cancerígenas e tóxicas diferentes que constituem duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. A fase gasosa é composta por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, entre outros. A fase particulada contém nicotina e alcatrão, princípios ativos que causam a dependência química.
O uso desses produtos é reconhecido mundialmente como prejudicial à saúde dos usuários e também das pessoas com as quais convivem (fumantes passivos). O consumo de tabaco é responsável por 90% dos cânceres de pulmão no Brasil.
Segundo a própria OMS, A cada hora, 10 pessoas morrem por doenças relacionadas ao cigarro no Brasil. Ao ano esse número chega a 200 mil mortos por conta do cigarro, no mundo sobe para 4 milhões de vítimas, ou seja, uma a cada 8 segundos.
O tabagismo é a principal causa de muitas doenças pulmonares, como a bronquite crônica, o enfisema pulmonar, o câncer de pulmão e está associado ainda a tumores em vários outros locais e doenças cardiovasculares.