Com o tema “Porque meu ombro dói?”, a palestra do ortopedista Alciomar Veras Viana tirou dúvidas de dezenas de pacientes e colaboradores do Hospital São Marcos. Ao contrário do que o senso comum pensa, a bursite é apenas uma das causas das dores do ombro, apontou o especialista. Ele afirmou que 80% dos casos de dor no ombro estão relacionadas à posição de dormir.
“Muitos pacientes deixam de apresentar dores quando passam a dormir em posições adequadas. Por isso, recomendamos aos pacientes evitar na hora de dormir posições em que o braço esteja acima de 90º”, explicou.
Segundo o ortopedista, a dor pode ser originária de diversos fatores, como origem traumática, hérnia de disco, capsulite adesiva (perda de mobilidade do braço e ombro), Tendite do Biceps (patologia), cervicobraquialgia (patologia da coluna que se radia para o ombro), lesão labral (trauma que o ombro sai do lugar) e esforço físico exagerado.
“Para podermos identificar o problema a primeira medida é a história do paciente, ou seja, conversamos com o paciente para entender e diagnosticar as causas do problema. Além disso, fazemos exames físicos e radiográficos, como Raio-X, Ultrasom e Ressonância Magnética, quando é preciso”, explicou o ortopedista Alciomar Veras.
Para fugir das dores, o especialista do Hospital São Marcos aponta os caminhos que são simples e fáceis de fazer: exercícios diários de alongamento, para as mulheres evitar o uso de bolsas com excesso de peso já que isso gera fadiga muscular, no trabalho, procurar assentos com apoios ajustáveis para a coluna e ombro. Além disso, é preciso estabelecer intervalos de 15 minutos a cada duas horas para variar posições, principalmente no computador.