No Brasil os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arteriais mais elevadas. A cada três mortes de pessoas adultas no Brasil, duas são de homens.
Pesquisas apontam que os homens não costumam fazer os exames preventivos o que poderia aumentar a longevidade. Segundo dados do Ministério da Saúde, doenças cardiovasculares e violência urbana, como homicídios e acidentes de trânsito são as principais causas de mortes entre os brasileiros.
Para prevenir as doenças e ter uma boa saúde é preciso conhecer melhor os fatores de risco e também quais são os exames preventivos que devem ser feitos. Pensando no assunto, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da Associação Piauiense de Combate ao Câncer, realizará nesta sexta-feira, 30, uma ação voltada para a saúde dos homens.
O evento acontecerá no ambulatório do Hospital São Marcos para funcionários e pacientes, das 8h às 12h, ainda dentro da programação do Novembro Azul – evento que alerta para prevenção do câncer de próstata e a prevenção de outros agravos a saúde do homem como diabetes e hipertensão.
“A maneira com que os homens lidam com a saúde no Brasil é uma questão cultural. Existe certa resistência em cuidar da saúde de forma preventiva. Isso gera, consequentemente, maior sofrimento físico e emocional, tanto para o paciente, quanto para a família”, frisa enfermeira do trabalho, Miziara Coelho.
A saúde do homem deve ser cuidada de forma plena, considerando sua integridade física e mental. Portanto, é importante destacar que muitas doenças podem ser prevenidas quando o homem procura as Unidades de Serviço regulamente.
A iniciativa conta com apoio dos Recursos Humanos, do Núcleo de Ensino e Pesquisa do hospital e da Cafofo Barbearia, que estará embelezando os que por lá passarem.
Mais informações
Assessoria de Comunicação – 86 99930 5336