Nesta quinta-feira (15), Dia Internacional de Combate ao Câncer na Infância, o Hospital São Marcos destaca a importância da conscientização sobre essa doença grave que atinge crianças em todo o mundo. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes no Brasil.
O objetivo da data é alertar aos pais e responsáveis sobre os sinais e sintomas do câncer na infância. “Os responsáveis devem ficar atentos a qualquer sinal ou sintoma que aparece nas crianças e adolescentes. Devem também consultar regularmente o médico para, caso algo seja confirmado, se inicie imediatamente o tratamento”, fala a médica oncopediatra, Drª. Gildene Alves.
Causas e Sintomas
Na maioria dos casos, o câncer na infância não tem relação com condições ambientais ou estilo de vida, diferente dos cânceres em adultos que estão diretamente associados a questões ambientais, ocupacionais ou de estilo de vida. Os tipos de tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e o sistema linfático.
Os sintomas muitas vezes são parecidos com os de doenças comuns entre as crianças, como: fadiga; febre persistente; mudanças no comportamento; palidez; perda de peso inexplicada; dores de cabeça frequentes, entre outros sinais. Por isso, consultas frequentes ao pediatra são fundamentais.
Ação para as crianças
O Hospital São Marcos, comprometido em apoiar as crianças que enfrentam a batalha contra o câncer, neste Dia Internacional de Combate ao Câncer na Infância, promoverá atividades lúdicas especialmente pensadas para proporcionar entretenimento e bem-estar para os pacientes. “Acreditamos que momentos de alegria e diversão podem fazer uma grande diferença durante o tratamento dos pequenos”, afirma a médica.