De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, que em 2010 entrevistou 54.367 pessoas, o padrão alimentar do brasileiro vem piorando. Segundo a pesquisa, a ligação entre alimentação e o surgimento ou agravamento da doença está cada vez mais evidente.
O consumo excessivo de alimentos processados durante longos períodos e até o modo de preparo pode colaborar para que a doença surja. Alimentos como: refrigerante que tem um corante chamado "caramelo" é considerado uma substância cancerígena; principalmente em refrigerantes a base de cola, açúcares, enlatados e fast foods são os alimentos mais prejudiciais e os mais consumidos.
Segundo a nutricionista Adriana Nogueira, do Hospital São Marcos, os alimentos enlatados devem ser evitados por conter substâncias prejudiciais a saúde, "Os alimentos enlatados fazem mal a nossa saúde, por conter nitritos e nitratos que são substâncias usadas para aumentar a vida útil do produto, e geralmente tem um teor muito grande de sódio que também é bastante prejudicial".
A nutricionista relata ainda que as bebidas diet e light são prejudicais ao nosso organismo por eles terem alto teor de "aspartame" (um aditivo usado para substituir o açúcar), se consumido em grande escala.
Além de maus hábitos alimentares, o excesso de peso e o sedentarismo também estão ligados ao aumento de número de câncer e doenças crônicas.
A alimentação equilibrada, rica em proteínas, alimentos integrais, fibras e verduras, é a melhor opção para a prevenção de doenças. "O sedentarismo deve ser combatido e a atividade física deve ser estimulada junto com uma boa alimentação e facilitam a prevenção de doenças além do câncer" conclui a nutricionista Adriana Nogueira.