A Associação Piauiense dos Portadores de Esclerose Múltipla (APPEM) em parceria com a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) unem forças em uma iniciativa pioneira para promover a capacitação em saúde através do Health Literacy. O evento acontece nos dias 04 e 05 de agosto, no auditório do Hospital São Marcos, com a presença da gerente de relações governamentais e advogada da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), Sumaya Caldas Afif. Além da presidente da APPEM, Dra. Lucia Almeida e Elzita Ribeiro de Sousa, assistente social e presidente da ABEM.
A esclerose múltipla é uma doença neurológica crônica que afeta milhares de pessoas no Brasil, e seu diagnóstico e tratamento requer um conhecimento especializado por parte dos profissionais de saúde. "Nosso objetivo é aprimorar a capacidade de profissionais e pacientes lidarem com questões relacionadas à saúde" , informa Elzita Ribeiro de Sousa, assistente social e presidente da ABEM.
"O Health Literacy é a capacidade de compreender, acessar e utilizar informações para tomar decisões conscientes sobre a saúde", completa Elzita.
A programação consta de palestras e minicursos, abordando uma ampla gama de temas relacionados à esclerose múltipla, como tratamentos atualizados, cuidados multidisciplinares, aspectos psicossociais e novas perspectivas de pesquisa. Além disso, serão oferecidos espaços de troca de experiências e networking entre os participantes, permitindo a construção de uma rede de apoio essencial para o enfrentamento dessa doença complexa.
"Queremos proporcionar aos profissionais e pacientes uma compreensão mais profunda sobre a esclerose múltipla, visando uma abordagem mais efetiva no tratamento e uma melhor qualidade de vida para os portadores dessa condição", afirma a presidente da APPEM Dra. Lúcia Almeida .
Confira a programação:
SEXTA-FEIRA DIA 04.08
9H CREDENCIAMENTO
9H30 ABERTURA (Dra. Lúcia Almeida, presidente da APPEM) (Elzita Ribeiro de Sousa, assistente social e presidente da ABEM)
9H45 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA (Sumaya Caldas Afif, gerente de relações governamentais e advogada da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM)
10H CONCEITO CHAVE
12H30 ALMOÇO
14H30 ASSOCIAÇÃO DE PACIENTES COMO GERADORA DE SAÚDE
15H30 CARTA DE OTTAWA PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE
16H30 COFFEE BREAK
17H LIÇÕES APRENDIDAS
17H30 ENCERRAMENTO (Dra. Lúcia Almeida, presidente da APPEM) (Elzita Ribeiro de Sousa, assistente social e presidente da ABEM)
SÁBADO DIA 05.08
9H30 ABERTURA
9H45 HEALTH LITERACY (Sumaya Caldas Afif, gerente de relações governamentais e advogada da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM)
(i) PRINCÍPIOS GERAIS;
(ii) NOÇÕES E HABILIDADES
(iii) COMO AFETA OS PACIENTES E CUIDADORES
10H45 ALFABETIZAÇÃO SANITÁRIA PARA REDUZIR INIQUIDADE EM SAÚDE
11H30 (i) IMPACTO DA ALFABETIZAÇÃO SANITÁRIA NA POPULAÇÃO
(ii) QUAIS AS BARREIRAS QUE ENFRENTAM AS PESSOAS COM BAIXA ALFABETIZAÇÃO EM SAÚDE
(iii) PORQUE É NECESSÁRIO OFERECER AJUDA
12H30 ALMOÇO
14H(i) COMPREENSÃO DE ATIVAÇÃO DE PACIENTES E PACIENTE ATIVO;
(ii) IMPORTÂNCIA EM NÍVEL DE AUTOCUIDADO E CUSTOS DE SAÚDE;
15h (i) A COMUNICAÇÃO MÉDICO-PACIENTE-FAMÍLIA
(ii) A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO COMPREENSÍVEL PARA A TOMADA DE DECISÃO EM SAÚDE
16H QUESTIONÁRIO PARA MEDIR A ATIVAÇÃO DOS PACIENTES-PAM
17H LIÇÕES APRENDIDAS
17H30 AGRADECIMENTOS E ENCERRAMENTO