A Associação Piauiense de Portadores de Esclerose Múltipla (APPEM) promoveu na manhã deste sábado, 15, a confraternização natalina com amigos e familiares dos pacientes portadores de esclerose múltipla. O evento aconteceu no ambulatório do Hospital São Marcos.
“Cada encontro festivo é também uma grande terapia em grupo. Aproveitamos essas reuniões mensais para que eles possam conversar e trocar experiências. Aqui um sempre ajuda o outro”, informa a Drª. Lúcia Almeida, presidente da APPEM.
A esclerose múltipla (EM) é uma das doenças mais comuns do sistema nervoso central (cérebro e medula espinal). Hoje, mais de 2.300.000 pessoas em todo o mundo vivem com a doença. No Piauí, atualmente 60 pacientes estão cadastrados na Associação e são atendidos por uma equipe de saúde multidisciplinar.
Um dos pacientes acolhidos é Gilberto Júnior, que descobriu a doença há nove anos. “Sentir minha visão turva, procurei um oculista que me disse não haver nada. Comecei a sentir tonturas e andar cambaleando, procurei outros médicos e todos diziam que nos exames não dava nada. Quanto mais me falavam que eu não tinha nada, mas eu ficava preocupado. Só depois de seis meses com a ressonância magnética foi que descobrimos a doença e aí eu pude ficar mais tranquilo. Sei que a doença não tem cura, mas tem controle com os medicamentos certos”, fala Gilberto. “Sou muito grato a Drª. Lúcia, se não fosse ela, a vida estaria muito ruim para nós”, declara Gilberto.
Para Maria José, a descoberta da EM foi mais tranquila e rápida. “Em 2012, assim que sentir a fraqueza nas pernas, e minha visão distorcida procurei logo a APPEM e já obtive ajuda no início da doença. Meus surtos são rápidos e eu nunca desisto de melhorar, porque acredito na medicina que está sempre evoluindo. Hoje vivemos muito mais e melhor Graças ao Dr. Kelson e a Drª. Lúcia” revela Maria José.
Nada impede que os portadores de esclerose múltipla levem uma vida normal, desde que estejam conscientes que o aparecimento de qualquer sintoma eles devem entrar logo com medicação para prevenir sequelas. Para conhecer melhor as ações da Associação Piauiense de Portadores de Esclerose Múltipla basta entrar em contato através do número: (86) 2106-8080.
Mais informações
Assessoria de Comunicação – 99930 5336