Naturalmente reconhecido como centro de referência na prevenção, tratamento e controle do Câncer no Estado, o Hospital São Marcos também se destaca como o melhor Centro de Saúde do Piauí. O hospital conta com a melhor estrutura física e o melhor corpo clínico da região, preparado para atender em todas as especialidades da área da saúde, incluindo a área estética, como a cirurgia plástica.
Ao contrário do que o leigo possa achar, a cirurgia oncológica não “contamina” o ambiente. Na verdade em todos os hospitais deve existir um controle rigoroso da limpeza do Centro Cirúrgico e dos materiais utilizados, bem como a proteção contra contaminação por parte da equipe. No hospital São Marcos este controle é mais que rigoroso, seguindo à risca todas as normas que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) impõe e fiscaliza com frequência. Há um controle interno de infecção hospitalar realizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e nossos relatórios mostram que nosso índice de infecção é abaixo do considerado normal pelo Ministério da Saúde.
O ambulatório pode ser a porta de entrada destes pacientes que desejam realizar uma cirurgia estética, mas também atendemos aos pacientes que procuram os cirurgiões plásticos em seus consultórios particulares. Muitas vezes a escolha é do médico por este querer garantir o que há de melhor e mais seguro ao seu paciente, outras vezes, esta exigência vem do próprio paciente, pois sabe por experiências diversas que a qualidade é a marca registrada deste hospital.
As cirurgias estéticas são realizadas normalmente no centro cirúrgico geral. Cada sala dispõe de uma equipe treinada e de um médico anestesista que realizará a modalidade anestésica indicada para a cirurgia. Os aparelhos de anestesia são os melhores do mercado, o que reforça a segurança do procedimento. Existe uma constante preocupação em construir salas cada vez mais modernas e renovação periódica dos instrumentais cirúrgicos.
Na cirurgia plástica, como aliás em todos os ramos da medicina, qualquer procedimento por menos invasivo e mais simples que seja, deve ser realizado com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar qualificada, dos melhores materiais do mercado e de UTIs para o pronto atendimento das intercorrências, e dessa maneira proporcionar segurança para garantir o sucesso do procedimento, evitando-se os problemas que podem prejudicar a saúde dos pacientes. A realização de procedimentos em consultórios e centro cirúrgicos precários é apontada como a maior causa de infecção e morte entre os pacientes que se submeteram a uma cirurgia plástica em todo o mundo.
Outro grande diferencial do HSM é a implantação do serviço de Hotelaria Hospitalar, o que torna a estada dos pacientes no hospital mais segura, confortável e agradável. A Hotelaria Hospitalar trabalha para fazer com os que os pacientes sintam-se à vontade durante a sua internação, minimizando a aparência e a rigidez comum ao ambiente hospitalar.
Cirurgião Plástico e membro da Diretoria Clínica do HSM