Nesta quinta-feira (22), a partir de 9h, a ATOS Medical em parceria com a Clínica de Cabeça e Pescoço do Hospital São Marcos promoveu uma importante ação voltada para a Reabilitação Vocal e Pulmonar de pacientes laringectomizados totais.
Com o tema "A Vida Após a Laringectomia Total", o evento contou com a presença dos palestrantes Dr. Luiz Bastos e Dr. Selinaldo Bezerra, Cirurgiões de Cabeça e Pescoço, e Milena Adorno, Fonoaudióloga e Especialista Clínica da ATOS Medical. Milena realizou uma série de atividades interativas com os pacientes, abordando temas essenciais para a reabilitação e a qualidade de vida após a laringectomia.
“Os pacientes laringectomizados totais são pessoas que por um motivo de câncer normalmente, em sua grande maioria, retiram a laringe na cirurgia. Então, esses pacientes deixam de ter a via fisiológica, na verdade, a via superior, como a respiração e passa a ter um estoma, uma abertura no pescoço, onde o ar entra para ele respirar, e eles respiram exclusivamente por essa via. A partir desse momento, ele perde algumas funções que o nariz fazia antes que era filtrar aquecer e umidificar o ar. Então, hoje fizemos a adaptação da parte dos filtros para a reabilitação pulmonar, os HMS. Esses filtros vão devolver para ele essa função de filtrar e aquecer o ar, e que vai diminuir a produção de secreção e melhorar a qualidade de vida deles”, destaca Milena Adorno.
Entre as atividades que foram realizadas na ação, destacam-se as orientações sobre as possibilidades de reabilitação vocal e pulmonar para pacientes laringectomizados, a apresentação do programa "Meu PAR" - Programa de Apoio à Reabilitação, e a distribuição de kits que incluem um Manual do Laringectomizado Total, pulseira de identificação sobre o estoma respiratório e amostras de insumos para reabilitação pulmonar.
A iniciativa foi realizada em parceria entre o Hospital São Marcos e a ATOS Medical, reafirmando o compromisso de ambas as instituições em apoiar a reabilitação e promover a integração social dos pacientes.
“Aqui no Hospital São Marcos, está sendo oferecido para os pacientes a prótese traqueoesofágica que é uma forma de voltar a se comunicar é uma forma de devolver para eles a voz deles. A comunicação é o que vai introduzir eles na sociedade e hoje estamos mostrando para eles as possibilidades de reabilitação tanto pulmonar quanto vocal, o que vai devolver para eles qualidade de vida e uma vida mais digna daqui para frente”, finaliza a Especialista clínica.