Quem nunca tomou um remédio sem prescrição após uma dor de cabeça ou febre? O uso indevido da automedicação pode trazer riscos à saúde. Vista como um alívio imediato, a automedicação pode acarretar o agravamento de doenças.
O uso abusivo de remédios podem esconder alguns sintomas de doenças; se o remédio for antibiótico os cuidados devem ser redobrados, o uso abusivo das substâncias podem facilitar o aumento da resistência dos microrganismos.
Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico - Farmacológicas (SINTOX), Os medicamentos são responsáveis por 28% de intoxicações e agravamentos de doenças. Boa parte das intoxicações é causada pelo uso abusivo de remédios, e são mais frequentes em crianças e adultos. Dentre os motivos da intoxicação, a automedicação é uma das causas principais. Muitas vezes o indivíduo ao sentir os sintomas de intoxicação, confunde-se com os sintomas da doença fazendo uso de outros remédios e levando o agravamento dos sintomas.
Além da intoxicação, a automedicação pode causar ainda a potencialização e anulação de outro remédio, alergias, e até levar a morte. O Ministério da Saúde orienta que seja procurado um médico em caso de sintomas, e informar se fez uso de medicamentos; Evitar recomendações de amigos, vizinhos ou até mesmo de balconistas de farmácia. Procure um médico e evite o agravamento da doença.