Na manhã desta segunda-feira (08), aconteceu o II Café Parlamentar da FEMIPI - encontro da Bancada Parlamentar com representantes da Federações das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Piauí. Oportunidade em que senadores e deputados federais refirmaram o compromisso de continuarem ajudando as entidades de saúde piauienses.
O presidente da FEMIPI, Dr. Joaquim Almeida, ao tempo em que agradeceu a bancada parlamentar, declarou que filantropia não se faz sem dinheiro. “Existem questões importantes que precisam ser resolvidas. As entidades sofreram um baque grande em 2020 com a Covid-19. Ela não apertou somente a economia geral da nação, mas afetou diretamente o setor da saúde, e os nossos parlamentares sabem disso porque prestaram grande ajuda a esses hospitais filantrópicos, para que pudessem sobreviver”, informa.
Existem outras questões, além da Covid, que preocupam os associados, como por exemplo, a oncologia. “O Hospital São Marcos realiza 98% de todo tratamento oncológico em adultos e 100% de todas as crianças em tratamento do câncer neste estado. Infelizmente, há mais de 17 anos a tabela do SUS não é reajustada. O SUS está incorporando novos tratamentos, novas drogas, novas tecnologias e não termos recursos suficientes para pagar e nem colocar à disposição da população esses tratamentos nos angustia”, declara Dr. Joaquim Almeida.
O presidente da Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida, Dr. Gustavo Almeida, também reforçou os agradecimentos e a solicitação do empenho de cada parlamentar presente. “Precisamos que, além de colocarem as emendas vocês nos ajudem a receber. Vamos juntos reforçar essa luta”, solicita Dr. Gustavo.
Durante o evento, o presidente da CMB, Mirócles Veras, apresentou os trabalhos Confederação Nacional das Santas Casas, Hospitais e Entidade Filantrópicas e destacou as perspectivas do setor para 2021. “Atualmente, estas entidades são responsáveis por 50% dos atendimentos públicos e 70% da assistência em alta complexidade pelo SUS. Além disso, as unidades prestam serviços a um custo, em média, oito vezes menor o que custam os hospitais públicos federais”, fala Dr. Mirócles Veras.
O coordenador da bancada no Congresso, deputado federal Átila Lira, reafirmou o compromisso dos parlamentares de continuarem ajudando as entidades. “Para nós é muito importante estarmos aqui reunidos com as representações das instituições filantrópicas do nosso estado. O centro da questão é a carência de recursos, uma luta de muitos anos, mas esta bancada está no Congresso para corrigir isto. Assumimos este compromisso porque sabemos que todos os nossos deputados e senadores destinam recursos para as instituições. O orçamento de 2021 está atrasad, por conta da pandemia, mas vamos nos reunir em março para renovarmos o nosso apoio as estas entidades’, afirma o deputado Átila Lira.
Mais informações
Claudia Bezerra – Assessoria de Comunicação
(86) 99437 3913 / 99930 5336