O Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância, 15 de fevereiro, faz alerta sobre sinais e sintomas da doença, principal causa de morte entre crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).
No Brasil, segundo o INCA, a cada ano, cerca de 8 mil novos casos de câncer infantil são diagnosticados no Brasil. No Piauí, os dados indicam uma crescente demanda. Desde 2021 já foram registrados aproximadamente 183 novos casos.
Em Teresina, o Hospital São Marcos (HSM) realiza uma abordagem diferente para essa data, pois busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce, com uma dose de alegria e descontração. O que já é comprovado pelo serviço clínico da oncopediatra como uma medida de alta eficiência para as crianças internadas.
Este ano, o apoio a seus pacientes e familiares visa saudar a vida com alegria e arte, nesta data que lembra a luta com o carnaval “AlaLaô”. O evento é mais uma ação do Projeto Cultura do Bem, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado e acontecerá na Pediatria Oncológica, a partir das 10h, com apresentações musicais e culturais da Banda Curumim, Grupo Vagão e Banda de Pífanos: Caju Pinga Fogo.
Esses momentos de animação contribuem com o tratamento, trazendo mais leveza a internação e sendo um estímulo a continuidade do tratamento.
O Hospital São Marcos é referência nacional no tratamento de câncer. No Piauí, recebe cerca de 100% dos pacientes infanto-juvenis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também recebe pacientes de estados vizinhos, como Maranhão, Ceará e Pará.