Associação Piauiense de Portadores de Esclerose Múltipla realizou durante o mês de agosto diversas ações dentro da Campanha “Agosto Laranja”, com o objetivo conscientizar a população sobre a esclerose múltipla, uma doença crônica, autoimune e que afeta o sistema nervoso.
O ponto alto da programação foi à palestra com o neurologista Kelson Almeida, realizada no sábado, 24, com a presença dos associados. Além de esclarecer como a doença se desenvolve, o especialista destacou que, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhores serão os resultados na tentativa de retardar a doença.
Os sintomas iniciais são: formigamento nos membros, fadiga, visão turva, dificuldades na fala, perda de força nas mãos e dificuldades para andar, entre outros. Com o tratamento adequado, os pacientes podem voltar a ter uma boa qualidade de vida.
Nada impede que os portadores de esclerose múltipla levem uma vida normal, desde que estejam conscientes que no aparecimento de qualquer sintoma eles devem entrar logo com medicação para prevenir sequelas.
Para fechar a programação, a APPEM realizou na sexta-feira, 30, data alusiva a Conscientização Nacional da Esclerose Múltipla, uma panfletagem dentro do Hospital São Marcos.
“A esclerose múltipla é a doença autoimune do sistema nervoso central que mais acomete jovens adultos na faixa dos 18 anos no mundo inteiro. Não se sabe o que causa a doença e ainda não há cura, mas já existem diversos tratamentos eficazes para a doença”, informa a Drª. Lúcia Almeida, presidente da APPEM.
Mais de 2.300.000 pessoas em todo o mundo vivem com a doença. No Piauí, atualmente 60 pacientes estão cadastrados na Associação e são atendidos por uma equipe de saúde multidisciplinar.
Para conhecer melhor as ações da Associação Piauiense de Portadores de Esclerose Múltipla basta entrar em contato através do número: (86) 2106-8080.
Mais informações
Assessoria de Comunicação – 99930 5336