Setembro é o mês em que se busca conscientizar e alertar a população brasileira sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Essa é uma realidade preocupante para a sociedade, e que afeta anualmente milhares de crianças e adolescentes. O intuito do Setembro Dourado não é apenas a realização de uma campanha, mas também é um apelo à sociedade para que seja combatido o câncer infantojuvenil. Trazer mais informação ao público é uma ferramenta poderosa e pode transformar a realidade de milhares de crianças e adolescentes que enfrentam essa batalha.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, entre 2023 e 2025, cerca de 12 mil novos casos de câncer infantojuvenil sejam diagnosticados anualmente no Brasil. Se detectado precocemente, a doença tem altas taxas de cura, e pode chegar a até 80% em alguns casos. Por isso, a detecção precoce é fundamental e pode fazer toda a diferença para o tratamento e recuperação das crianças.
Essa iniciativa, Setembro Dourado, vem ganhando força no país desde 2019, e reforça a importância da atenção redobrada aos sinais e sintomas que podem indicar a presença da doença. Assim, neste dia 21 de setembro, a partir das 11h, será realizado no Teresina Shopping, o evento organizado pela oncologista pediatra do Hospital São Marcos, Dra. Gildene Alves, em parceria com entidades brasileiras do setor público e privado, como a Liga Acadêmica de Oftamologia da UFPI (LAOF), a Liga Acadêmica de Oftamologia da UNINOVAFAPI (LAOFT), a Liga Acadêmica de Pediatria Clínica e Cirúrgica - UFPI, entre outras. Assim, o evento busca conscientizar a população piauiense sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer na fase infantil e juvenil. A campanha se denomina "De olho nos olhinhos" e faz parte da campanha nacional do retinoblastoma.
“É preciso pensar em qualquer sinal e sintoma deles [crianças]. Será que pode ser câncer? Sem ter medo de pensar no diagnóstico, porque o medo de pensar no diagnóstico é o que faz muitas vezes o retardo dessa criança para chegar a um centro especializado de tratamento”, alerta Dra. Gildene.
O Setembro Dourado é uma campanha que também traz à tona a importância dos pais e responsáveis ficarem atentos aos sinais que podem indicar a presença de câncer. No Piauí, o Hospital São Marcos é responsável por 100% dos casos de tratamento de câncer infantojuvenil.
“O que é o Setembro Dourado? É um alerta mais intenso sobre sinais e sintomas para detecção precoce do câncer infantil. Estamos fazendo a campanha nacional do retinoblastoma. A campanha se denomina "De olho nos olhinhos" é um diagnóstico que é feito olhando alguma alteração que tem no olho das crianças, desde cedo, para que essa detecção do retinoblastoma, uma doença curável, uma doença que se detectada precocemente pode pode salvar não só a vida, mas também a visão das crianças”, destaca a pediatra.
A campanha é programada para promover a conscientização e o engajamento da sociedade na luta contra o câncer infantojuvenil. Se você suspeita de qualquer sintoma citado ou se tem alguma dúvida sobre a saúde infantil, não hesite em procurar um médico. O diagnóstico precoce pode salvar vidas.