A Próstata é uma glândula existente somente nos homens, localizada abaixo da bexiga, e que envolve uma porção da uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Participa portanto não apenas do sistema reprodutor do homem, como também do sistema urinário.
O câncer de próstata é o câncer mais comum dos homens, representando até 15% dos cânceres masculinos, e atualmente é a segunda causa mais comum de morte entre eles.
Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos.
O médico urologista no Hospital São Marcos, Hamilton Mourão falou a respeito da doença:
1.Qual a origem do câncer de próstata?
A origem desse tipo de câncer é desconhecida, entretanto, existem três fatores de risco bem estabelecidos: aumento da idade, origem étnica, e predisposição genética.
A presença de CP em parentes do primeiro grau aumenta a probabilidade de diagnóstico desse câncer em 18%. Outros fatores sugeridos são: a dieta, consumo de álcool, exposição a radiação ultravioleta e exposição ocupacional. Em geral uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, e com o complemento da atividade física, e adequação do peso diminui o risco dos cânceres em geral.
2.Como a doença pode ser diagnosticada?
A investigação básica de câncer de próstata pode ser realizada por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados alterações de consistência da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno.
3.Como é feito o prognóstico?
O prognóstico depende do estádiamento (extensão) e informações da biópsia de próstata, principalmente. Se o CP é localizado e se o paciente realizar uma prostatectomia radical, a sobrevida em 10 anos pode atingir 90%, sendo equivalente à da população normal. As opções de tratamento mudam de acordo com a faixa etária, condições clínicas e expectativa de vida do paciente, devendo ser discutido com o urologista
4.O que se deve ser feito para evitar a doença?
É importante que os homens acima dos 40 anos, visitem seu urologista regularmente, para exames de rotina. Além disso, é importante uma alimentação saudável e a prática de exercícios regularmente. A prevenção com medicação vem sendo bastante estudada nas últimas décadas e pode ser discutida junto ao urologista.