A descoberta de um câncer costuma causar a sensação, na maioria dos casos, de desespero. Mas, assim como boa parte das doenças, quando o câncer é diagnosticado na fase inicial, há grandes chances de cura, entre 90% e 100%, segundo o oncologista André Pinho Sobral.
"O câncer de cólon pode ser diagnosticado na fase inicial e totalmente curado", assegura o especialista do Hospital São Marcos que ministrou palestra na manhã desta quinta-feira, dia 24.
Sangramento nas fezes, diarréia, eliminação de muco (catarro amarelado) e dores na evacuação são sinais de alerta para o câncer no intestino. A recomendação dos gastroenterologistas quando estes sintomas aparecem é procurar um médico.
“Os primeiros sinais encontrados no intestino são pequenas verrugas, chamadas de pólipos, mas que podem ser detectadas em exame clínico. Esta manifestação ainda não é um câncer, mas tem probabilidade de se tornar”, explicou o médico André Sobral, acrescentando que depois de descobertos e removidos por meio da colonoscopia, ou de uma cirurgia, as chances de recuperação são muito grandes.