Por: Dra. Ana Luísa Almeida
Os pacientes que serão submetidos a tratamento oncológico com quimioterapia e/ou radioterapia de cabeça e pescoço necessitam do que chamamos de "preparo de boca" prévio ao início da terapia anticâncer.
O preparo de boca consiste em uma adequação da saúde bucal, com remoção dos possíveis focos infecciosos através de extrações, restaurações, tratamentos endodônticos (canais) e periodontais (gengiva). O objetivo é promover o máximo de descontaminação bucal visando prevenir as intercorrências fortemente associadas com a microbiota bucal, como a mucosite, cáries de radiação, infecções oportunistas e até generalizadas, bem como necroses ósseas. Estas e outras complicações comuns do tratamento oncológico são responsáveis pela dificuldade de alimentação, internações hospitalares, episódios de febre, medicações cada vez mais fortes para controle da dor e com alta toxicidade, e até suspensões do tratamento contra o câncer.
A assistência odontológica durante e após tratamento oncológico controla os problemas bucais, reduz a possibilidade de dor, promove a cicatrização mais rápida de lesões como a mucosite, previne as infecções, favorece a alimentação por via oral e reduz ou evita o tempo de internação hospitalar, ajudando o paciente a superar essa fase de tantos desafios.
A prevenção é a melhor arma na luta contra o câncer! Consulte um profissional especializado e invista na sua qualidade de vida.