Colaboradores e membros da diretoria do Hospital São Marcos estiveram reunidos para comemorar e apresentar os resultados da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da instituição. Este ano o grupo, que tem como missão de elaborar normas de padronização para que os procedimentos realizados no Hospital sigam uma técnica asséptica (sem a penetração de microrganismos), diminuindo o risco do paciente adquirir infecção, completa 25 anos de atividades. Participaram do evento membros da diretoria, além do diretor presidente Alcenor Barbosa.
As infecções hospitalares são as mais freqüentes e importantes complicações ocorridas em pacientes hospitalizados tanto em países desenvolvidos como nos em desenvolvimento, segundo a Organização Mundial de Saúde. Pensando nisso, desde 06 de março de 1987 que o Hospital São Marcos implementa ações para evitar todo e qualquer tipo de infecção hospitalar.
Durante o evento, foram apresentados os resultados obtidos nos 25 anos em que a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) atuou, inclusive em tempos de crise. Em 1995 a taxa de infecção hospitalar do Hospital São Marcos era de 5,5% em pacientes que são submetidos à cirurgia limpa. Atualmente, esse índice é de apenas -1%, ou seja, dentro do padrão aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O diretor Presidente do HSM, Alcenor Barbosa de Almeida, agradeceu a coragem e responsabilidade de todos que atuam no Hospital. “Os dados apresentados foram uma importante prestação de contas sobre o trabalho desenvolvido pelos profissionais do São Marcos ao longo dos anos”, comentou.
O médico e diretor Técnico, Jefferson Campelo, destacou que a CCHI do Hospital São Marcos tem um papel fundamental para a qualidade dos atendimentos junto aos pacientes. Durante o evento que ocorreu no Centro de Estudos do HSM, o diretor prestou homenagem a todos os profissionais que, ao longo dos anos, integraram a comissão. “Todos os enfermeiros e médicos que passaram pela comissão tiveram um papel essencial para termos o controle de infecção hospitalar do Hospital”, comentou.
Ele fez questão de lembrar ainda o papel estratégico da irmã Davi e do diretor Presidente do HSM, Alcenor Barbosa que sempre acreditaram e apostaram na importância do CCHI. O diretor médico do Hospital São Marcos, Antônio Pádua Filho, parabenizou a dedicação dos integrantes da Comissão e reforçou: “Vivemos o Hospital São Marcos todos os dias e por isso oferecemos um serviço de ponta para a comunidade piauiense”.