No período das festas carnavalescas, especialistas alertam sobre a importância de ficar atento às possíveis infecções sexualmente transmissíveis. O Papilomavírus humano (HPV), nome dado ao grupo de mais de 200 vírus, é responsável pela infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo, mas que pode ser prevenida por meio da vacinação.
O câncer do colo do útero é o tipo mais comum de câncer causado pelo HPV e uma das principais causas de morte em mulheres. O HPV 16 e o HPV 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo uterino em todo o mundo. Além deste, a infecção com certos tipos de HPV também provoca outros tipos de cânceres, como: do ânus; vulva; vagina; pênis e orofaringe, que são evitáveis usando estratégias de prevenção primária.
Qual profissional procurar nesses casos?
No caso das mulheres, o profissional mais adequado para auxiliar no tratamento e prevenção dos tipos mais perigosos do HPV é o ginecologista especialista em patologia do trato genital inferior e colposcopia (PTGI). No caso dos homens, o profissional que deve ser procurado é o urologista especialista em HPV.
Como prevenir?
A prevenção das infecções causadas pelo HPV é essencial e pode ser alcançada por meio de práticas simples. A principal forma de prevenção é a vacinação e o uso de preservativo durante toda a relação sexual, sendo essas as medidas mais eficazes para reduzir o risco de transmissão. Ter o esquema vacinal com as três doses contra o vírus é uma estratégia fundamental, especialmente para adolescentes e jovens adultos, oferecendo proteção contra os tipos mais comuns e perigosos do HPV.
Thiago Vasconcelos, médico infectologista, destaca a importância da vacinação mesmo em pessoas já expostas ao vírus. "Muitas pessoas acham que pelo fato de já serem adultos, a vacina da HPV não tem mais utilidade. Mas não, pelo contrário, as pessoas sempre estarão em exposição ao vírus. Então, mesmo pessoas que têm, tiveram verrugas, lesões ou que já passaram por cirurgias devido à doença, com o uso da vacina o risco reaparecimento das lesões diminui bastante.”, ressalta o infectologista.
O Hospital São Marcos possui serviço de vacinação por meio do São Marcos Vacinas, oferecendo um serviço de qualidade com profissionais qualificados. Marque já sua vacina contra o HPV pelo telefone: 86 21068282 ;Whatsapp: 86 981194742.