De 20 a 22 de maio, o Hospital São Marcos realiza o tradicional Ciclo de Palestras para os pacientes do Ambulatório. As palestras acontecem no hall da Ala B, no andar térreo do Ambulatório, sempre às 9h.
O Hospital realiza mensalmente o ciclo de palestras, com o objetivo de levar aos pacientes mais informações sobre as mais diversas temáticas da área de saúde.
Ontem, o pneumologista Julio Neves, abriu o ciclo de palestras falando a respeito do tabagismo. E hoje, foi a vez da médica infectologista, Dra.Rosania Oliveira, que falou a respeito do controle de infecção hospitalar.
Segundo a médica, as infecções por bactérias multi e pan-resistentes apresentam abrangência mundial e têm sido uma grande preocupação para a saúde pública, com sérias implicações econômicas, sociais e políticas.
Estima-se que 80% das infecções acontecem por pura falta de higiene das mãos. O ideal é usar bastante água e sabão , lavar bem os espaços entre os dedos, em um procedimento que dure de 40 a 60 segundos. ?Nós precisamos evitar a transmissão de germes vindos da rua, enquanto fazemos nossas necessidades fisiológicas e antes e depois das refeições?, orienta a infectologista.
A finalidade da lavagem das mãos, é a remoção de sujeira, oleosidade, pele, células descamativas, prevenção e redução das infecções. "Especialmente aqueles que trabalham com âmbito de hospital, devem realizar a higienização das mãos sempre que houver contato com pacientes, materiais fluido cortantes, sangue e outros fluidos.Hoje em dia, mesmo em casa, o paciente está sujeito a infecções, quando não se tem os cuidados necessários. Por isso, a infecção hospitalar agora é chamada de infecção de cuidado a saúde". Acrescentou Rosânia