Cientistas desvendam razão para a resistência do câncer a medicamentos
Publicada em:
O pior pesadelo do paciente oncológico é passar por um tratamento longo e difícil, quase sempre acompanhado por fortes efeitos colaterais e, depois de um período de remissão, a doença voltar. Mais grave ainda é quando o quimioterápico para de surtir efeito — o tumor cria resistência e o medicamento se torna incapaz de matar as células malignas.
Tida como um dos maiores desafios na abordagem terapêutica do câncer, a falta de resposta, contudo, poder ser contornada no futuro, segundo dois artigos sobre um mesmo estudo publicados na revista Nature. Pesquisadores americanos descobriram a fonte do problema, o que terá implicações extremamente importantes para os portadores da doença.
De acordo com Todd Golub, diretor do Instituto Broad e pesquisador do Instituto de Câncer Dana-Farber e um dos autores dos artigos, até agora, a ciência estava olhando apenas para uma parte da questão, deixando de lado o aspecto mais importante.
“As pesquisas se concentram no mecanismo de resistência das células cancerosas. Isso é crucial para entendermos o comportamento da doença. Mas tínhamos de ir além. Você não pode pegar um tecido, escolher só o que vai mal e jogar no lixo o restante. O câncer envolve uma rede complexa”, afirma.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para saber mais acesse nossa
Política de Privacidade e Uso de Cookies