O Hospital São Marcos, representado pela CIPA(Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, e em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí – HEMOPI realiza nesta sexta-feira, dia 29, campanha de doação de sangue.
Segundo o presidente da CIPA, Jayllson Brasil, a doação de sangue é um ato de solidariedade, que muitas pessoas não conhecem e não percebem a importância de tal ato. “Nós da CIPA, por acompanharmos de perto a realidade da necessidade de nossos pacientes por sangue, nos sensibilizamos e tentamos mobilizar nossos colaboradores e clientes a praticar tal ato, pois uma única doação de sangue pode salvar várias vidas.”
Para os interessados em doar, basta comparecer ao ambulatório do Hospital São Marcos, nessa sexta, 29, a partir das 8 horas, trazendo documento oficial de identidade com foto. Vale lembrar que a pessoa deve estar bem de sáude, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais que 50kg, e não estar em jejum.
Conheça a CIPA
1)O que é a CIPA e qual a sua missão?
CIPA é a comissão interna de prevenção de acidentes. A comissão tem como objetivo básico fazer com que empregadores e empregados atuem em conjunto para prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, garantindo assim, saúde e segurança. Tem também, por atribuição identificar os perigos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de risco de todos os setores da empresa. A CIPA , fiscaliza por exemplo, o uso de equipamentos de proteção individual pelos trabalhadores, as condições de trabalho, e o respeito ás regras que preservem a saúde e a segurança no interior do hospital.
2)Em caso de acidentes de trabalho, como a CIPA procede?
Em caso de acidentes, é feito a CAT(comunicação de acidente de trabalho). Através do Cesmt (Serviço especializado em engenharia, segurança e medicina do trabalho) temos um indicador de acidentes ocorridos e a partir atuamos para que os mesmo não se repitam.
3)Quais as atividades realizadas pela CIPA que ajudam a prevenir acidentes?
Realizamos palestras informando da necessidade do EPI(equipamento de proteção individual), fiscalizamos se estão sendo de forma certa, e como já dissemos anteriormente, realizamos os mapas de risco de cada setor.