Com o objetivo de aumentar o estoque de sangue, o Hospital São Marcos através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) realiza nesta sexta-feira, dia 29, campanha de doação de sangue. A ação visa atingir, principalmente, os colaboradores da instituição. A meta é alcançar cerca de 200 bolsas a serem doadas para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí – HEMOPI, parceiro da campanha.
O presidente da CIPA, Jayllson Brasil, explicou que o envolvimento dos colaboradores do Hospital São Marcos é uma forma de conscientização da importância da doação de sangue. “Como trabalhamos em um local que tem a saúde como principal pilar é fundamental que tenhamos colaboradores e funcionários envolvidos com a causa da saúde. Diariamente percebemos a necessidade da doação de sangue para salvar vidas”, declarou.
A funcionária do setor de admissão do Sistema Único de Saúde (SUS) do HSM, Silvia Carvalho, afirmou que já era doadora, mas a campanha realizada pela CIPA contribui para aumentar o número de doadores. Segundo ela, funcionários do Hospital sempre estão doando quando pacientes precisam de sangue. “Já tivemos casos em que crianças precisaram de sangue e nos juntamos para doar”, pontuou.
Já a funcionária da tesouraria do Hospital, Samara Nunes, ressaltou que é gratificante participar da campanha de doação de sangue. “Já sou doadora e sem dúvidas é importante participarmos de ações como essa que contribuem com diversas vidas, seja crianças ou adultos”, comentou.
Veja as condições para poder doar:
- apresentar documento de identidade (RG)
- ter idade entre 18 e 65 anos e peso mínimo de 50 kg
- não estar em jejum
- estar em boas condições de saúde
- se mulher, não estar grávida ou amamentando