Aos 48 anos, Laura Maria Marques é uma piauiense que dá verdadeiras lições de vida. Sua história tem servido para motivar e inspirar piauienses que, por onde ela passa, têm ouvido suas experiências de superação. Foi nesta perspectiva que a anã, mais conhecida como Laurinha, proferiu palestra “Lição de Vida” para os colaboradores do Hospital São Marcos (HSM) em Teresina.
Natural da cidade de Esperantina, no norte do Estado, Laurinha tem apenas 96 cm de altura. Em uma família de oito pessoas, seis têm o tamanho normal, mas ela e sua irmã são anãs. Sua vida é uma luta diária para vencer o preconceito e manter sem a auto-estima elevada. Ela conta que sua palestra busca mostrar para as pessoas que existe um mundo que merece ser apreciado e vivido mesmo com todas as circunstâncias, muitas vezes adversas, que todos os seres humanos podem passar.
“É preciso vontade de viver. Muitas pessoas se acham incapazes, até mesmo os ‘considerados’ normais simplesmente por não terem entusiasmo. É preciso ver a vida da melhor forma possível”, destacou. Laurinha é uma verdadeira batalhadora. Mesmo com as limitações, conseguiu concluir o ensino fundamental e trabalha com vendas percorrendo Teresina. “De ônibus ou a pé, circulo por todos os lugares da cidade, onde tenho clientes e sempre atinjo as minhas metas semanais. Apesar de não ter empresa, sou uma empreendedora”, afirma.
Para o diretor do Hospital São Marcos, Jefferson Campelo, palestras como esta contribuem para incentivar ainda mais os colaboradores da instituição. De acordo com ele, espaços como palestras e atividades, como ginástica laboral revelam a importância que o Hospital dá a sua equipe técnica. “Queremos mostrar aos nossos profissionais o quanto a instituição depende deles. São os colaboradores a parte fundamental para o funcionamento do hospital. E para isso é importante que eles estejam motivados”, afirmou.