O tabaco diminui as defesas do organismo e com isso o fumante tende a aumentar a incidência de adquirir doenças como gripe e a tuberculose. Esta droga também causa impotência sexual.
O tabagismo causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente cardiovasculares, tais como: a hipertensão, o infarto, a angina e o derrame. É responsável por muitas mortes devido ao câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rins e bexiga, e também pelas doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar.
Na manhã de hoje (11), a palestra no ambulatório do Hospital São Marcos, discutiu o tema. Conduzido pelo Dr. Júlio Neves, o debate contemplou dados sobre fumantes em todo o mundo, os prejuízos causados pelo uso da nicotina e as principais atitudes para quem quer parar de fumar.
Para o médico, ter um plano estruturado, com objetivos claros é um dos pontos principais para deixar o cigarro. É necessário também, que o usuário preveja como evitar dificuldades no processo de adaptação e procure orientação médica ou de um centro especializado.
Amanhã (12), a palestra no ambulatório do Hospital São Marcos tratará sobre a Sinusite.