A tarde do primeiro dia de palestras do I Congresso Internacional de Trauma foi conduzida pela Comissão Toraco-Abdominal, moderada pelos médicos Anderson Martins Dantas e Júlio Neves.
O tema: “Trauma de parede torácica”, foi apresentado pelo Dr. Nabor Bezerra de Moura Júnior, professor da UFPI, Uninovafapi e plantonista do Hospital de Urgências de Teresina – HUT. Em seguida, o cirurgião do HSM Cromwell Melo, tratou sobre o trauma de vias aéreas.
A participação feminina nos debates iniciou com a cirurgiã buco-maxilo, Ana Luísa Rios Barbosa de Almeida, integrante do corpo clínico de Odontologia do Hospital São Marcos e plantonista no HUT. “A cirurgia buco-maxilo facial é a terceira especialidade mais solicitada no HUT, perdendo apenas para a ortopedia e neurocirurgia”, informou.
O tema trauma abdominal foi apresentado por Anderson Martins Dantas, cirurgião geral do Hospital Getúlio Varga - HGV, HUT e HSM. “A ideia do congresso é super importante, por abordar assuntos muito atuais, além de ser fundamental o contato com as experiências vivenciadas na medicina da Europa, que tem uma realidade bem mais evoluída que a nossa”, diz Dr. Anderson.
A palestra sobre o tratamento operatório da hemorragia torácica foi apresentada pelo Dr. José Santana Júnior, cirurgião geral HSM. E a radiologista do HSM, Lara Basílio Medeiros finalizou tarde de debates. “Este congresso é relevante pois possibilitar conscientizar aos participantes aos o que de melhor pode ser feito sempre: prevenir antes e remediar apenas depois e da melhor maneira possível”, afirmou.
Mais informações
www.congressodetruma.org.br
Dr. Edilson Carvalho – Presidente do Congresso – 86 9 9452 5353
Claudia Bezerra – Assessoria de Imprensa - 86 999305336