A maioria das doenças urológicas são desconhecidas por grande parte da população. A falta de conhecimento e identificação de alguns sintomas específicos dessas doenças, influenciam na eficiência dos tratamentos e elevam os estágios das enfermidades, causando problemas na qualidade de vida do paciente ou a morte em alguns casos.
Não é apenas o câncer de próstata uma das grandes incidências entre os homens, algumas das doenças comumente encontradas são: incontinência urinária, cistite, ejaculação precoce, impotência sexual, cálculos urinários, câncer de bexiga, rim, testículo e pênis. Embora o paciente identifique uma anormalidade no organismo, a procura por um especialista ainda é baixa.
No que se refere às mulheres, a urologia ainda é um tabu que precisa ser desmistificado. O urologista detém conhecimentos específicos do sistema urinário e reprodutor masculino, e dessa forma, as mulheres também devem procurar este especialista na presença de sinais. Entre o público feminino, as enfermidades mais comuns que comprometem o sistema urinário são: infecção urinária, incontinência urinária, cálculos urinários, câncer de bexiga e câncer de rim.
A busca por um especialista ao observar alguns sinais de que o corpo não está bem é essencial. “Ao apresentar dor abdominal, dor ao urinar e sangramento, é necessário que o paciente busque com urgência um profissional, para que possa dar início ao diagnóstico e tratamento, e em alguns casos como o câncer, conseguir interromper a sua progressão”, informa Dr Fábio Brito, urologista do Hospital São Marcos.
Sentiu algum desses sintomas?
Procure o serviço de Urologia do HSM e venha cuidar da sua saúde com a gente!
Mais informações:
(86) 2106-8000, também whatsapp!