A obesidade é um problema de saúde pública mundial, o que já lhe garantiu status de epidemia. No Brasil, os números são alarmantes. Em muitos casos a obesidade tem início ainda na infância. Por isso, o dia 3 de Junho marca o Dia Mundial da Conscientização Contra a Obesidade Infantil, para alertar sobre a importância do controle e combate à doença.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 33,5% das crianças de 5 a 9 anos e 21,5% dos adolescentes têm excesso de peso. De acordo com dados da Unicef, crianças obesas têm 75% de chance de permanecerem assim até os 35 anos de idade. E outros dados apontam que no futuro próximo, mais da metade da população brasileira estará acima do peso.
O médico especialista em cirurgia robótica e bariátrica do HSM, Dr. Sergio Melo, informa que a obesidade é uma doença caracterizada pelo excesso no acúmulo de gordura corporal. “Em alguns casos, a doença pode ser genética, de cunho hormonal, associada ao sedentarismo e piora com os maus hábitos alimentares. A doença também é responsável por gerar outras enfermidades no corpo humano, como hipertensão e diabetes, que podem ser fatais”, explica.
“Por estes motivos é fundamental a conscientização de toda a sociedade, pais e educadores, para reunir esforços na prevenção e combate à obesidade infantil”, destaca o especialista. O médico também explica que outro método no combate à obesidade é a cirurgia bariátrica. “Ao contrário do que dizem alguns mitos, também é possível ser realizada em adolescentes a partir de 16 anos, autorizados pelos responsáveis”, destacou.
Vale lembrar que recentemente, o Hospital São Marcos (HSM) implantou o SERVIÇO DE CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA, com uma equipe multiprofissional especializada e capacitada para atender a todos os casos, trabalhando com a qualidade de sempre.
Mais informações:
(86) 2106-8000 por ligação ou WhatsApp
(não é necessário adicionar o 9 no início)