O Carnaval se aproxima, e várias já estão no ritmo da festa de carnaval. Muitos, se entregarão a dias de praia, sol, piscina e muita animação. Porém, o a pele das crianças requerem certos cuidados.
O dermatologista do Hospital São Marcos, Yuri Nogueira Chaves, dá algumas dicas de cuidados que os pais devem ter com a pele das crianças:
1-Uso de protetor solar próprio para crianças
“Muitos pais costumam aplicar protetor de adultos em crianças e isso não é bom,pois a pele da criança é mais sensível que a de adulto. Recomenda-se o uso de protetor solar adulto somente em crianças a partir de 12 anos.”
2-Evitar o uso de maquiagens e esmaltes para adultos
“Normalmente as crianças costumam utilizar maquiagens adultas para o carnaval. Por sua pele ser mais sensível e desprotegida do que a do adulto, o uso de tais produtos pode ocasionar alergia ou irritação da pele. Deve-se procurar a linha de maquiagens e esmaltes infantis.”
3-Evitar que as crianças andem descalças na areia da praia
“A areia da praia pode estar contaminada e há chances da criança contrair doença de pele”, afirma o especialista."
4-Após a praia, sempre fazer o uso de hidratantes
"Mesmo com o uso do protetor solar, após a praia, é importante o uso de hidratantes, uma vez que estes evitam o ressecamento da pele da criança."
5- Cuidado com o excesso de banhos e água quente
"Banhos em excesso e uso de água quente podem provocar o ressecamento da pele. Recomenda-se dois a três banhos diários nas crianças e com a água em temperatura ambiente. "
6-Uso de sabonetes hidratantes
"É recomendado o uso dos sabonetes hidratantes, para que a pele esteja sempre hidratada, uma vez que o sol, o vento, a piscina e o mar provocam o ressecamento"