O obstetra é o médico que estuda a reprodução da mulher e investiga sua paciente durante a gestação, parto e pós-parto nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. Além disso, este profissional é especialista em cuidar do desenvolvimento do feto e dar assistência à mulher nesse período da gravidez, através dos exames pré-natal.
O pré-natal é o acompanhamento médico dedicado à gestante e ao bebê que tem como objetivo a prevenção, a orientação, o esclarecimento e o diagnóstico de qualquer alteração da saúde da gestante e/ou do bebê. É durante o pré-natal que todas as dúvidas do casal serão esclarecidas, o que é muito importante, já que é possível descaracterizar alguns mitos que são muito frequentes neste período.
O acompanhamento pré-natal é essencial para garantir uma gestação saudável e um parto seguro e também para esclarecer as dúvidas das futuras mães, diminui os riscos de complicações e mantém o bem-estar da mãe e do feto.
Principais atividades de um obstetra
? realizar consultas com as mulheres
? orientar as mulheres sobre a importância da consulta periódica com o ginecologista e aconselhamento pré-gestacional
? realizar o pré-natal: exame que ajuda a diagnosticar patologias que possam vir a acometer a mãe e o feto, o trabalho de prevenção realizado no pré-natal também tem auxiliado a diminuir as taxas de mortalidade infantil e materna
? fazer perguntas sobre a história familiar
? acompanhar a saúde do feto e identificar anormalidades precocemente e que possibilitam intervenções terapêuticas ainda no útero
? verificar queixas
? solicitar exames detalhados
? receitar o tratamento adequado em cada caso
? acompanhar o tratamento, verificando melhora do quadro clínico e mudanças necessárias no método de tratamento
? acompanhar tratamentos mais específicos com outros médicos
? diagnosticar e tratar a hiperglicemia materna, para impedir eventos deletérios sobre o feto e recém-nascido