Nesta segunda-feira (04), é o Dia Mundial do Câncer. No Brasil, vários famosos aderiram à campanha #VádeLenço, criada pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) com os objetivos de conscientizar a população sobre como combater o câncer e homenagear a todos que estão lutando contra um ou já venceram a doença.
No Piauí, a Associação Piauiense de Combate ao Câncer realiza no Ambulatório do SUS do Hospital São Marcos (APCC/HSM) uma ação com a participação das Divas da Beleza e Grupo de Voluntárias que estarão ensinando técnicas e usos diversos do lenço, com objetivo também de alertar para o combate ao câncer e a importância de nos conscientizarmos sobre a doença para garantir um diagnóstico cada vez mais precoce!
A professora Janaína Nunes é paciente e há dois meses iniciou o tratamento. “A receptividade e essa atitude da equipe do hospital me dar ânimo para seguir com o tratamento me sentido linda, mesmo nessa situação um pouco delicada, sei que vai dar certo. Muito obrigada a toda equipe!” fala Janaína.
A paciente Simone Guimaraes quando chegou hoje no hospital viu o momento e já pediu logo participar. “Ás vezes a gente se sente meio depressiva, bem sensível e, aí eu me arrumei e fui melhorando aos poucos. Então essa ação ajuda a gente a se achar bonita e a se gostar mais, porque é assim que tem que ser. Essa ação faz muito sentido. Eu já pintei as unhas, já fiz maquiagem e agora vou pra aula de uso dos lenços”, declara sorridente.
A equipe da Fran Cabelos também marcou presença na ação. “É um prazer está aqui com minha equipe maquiando essas mulheres lindas e elevando a autoestima delas. Apesar da doença é importante pensar positivo e procurar elevar a estima, pois ajuda no tratamento”, afirma.
A oncologista Mariella Melo fala da relevância das datas alusivas ao combate do câncer. “Sempre que temos oportunidade de falar sobre o câncer, em todas as datas como o Dia Mundial de Combate ao Câncer, Combate ao Fumo, ao Tabagismo, Outubro Rosa, ou Novembro Azul, nos faz lembrar da importância do diagnóstico precoce, nos faz lembrar de discutir a doença e todas as possibilidades de tratamento e das chances de cura que hoje é muito mais fácil do paciente conseguir através desse diagnóstico precoce”, alerta.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi instituído em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Tramita no Senado Federal, a PLC dos 30 dias, que institui uma aceleração nos processos de identificação da doença, com o objetivo de aumentar a rapidez dos primeiros exames e a eficácia do tratamento.
De acordo com o Projeto De Lei Nº 143, de 2018, nos casos em que a principal hipótese diagnóstica for o câncer, os exames necessários antes do tratamento devem ser feitos com o prazo máximo de 30 dias, após solicitação do médico responsável.
O mastologista Antônio de Pádua Filho fala sobre a campanha de reforçar a importância do diagnóstico rápido e precoce. “É importante alertar o tempo todo, as pessoas que o câncer é uma das principais causas de morte, mas que pode ser evitada grande partes desses cânceres melhorando os hábitos e estilo de vida”, explica.
Dr. Pádua dar dicas para combater a doença. “Em primeiro lugar é preciso combater a obesidade e em segundo, o tabagismos. Essas são duas causas extremamente relevante na incidência de câncer O álcool quando usado de maneira regular também aumenta a incidência da doença. E tem os casos ligados ao HPV, um vírus extremamente comum no nosso meio e que responde pelo grande número de câncer na humanidade, como o câncer de colo uterino e de vulva, por exemplo. É preciso combater o sedentarismo e fazer exames regulamente. Por isso, todo dia de lembrar e de fazer campanha”.
Junte-se você também a nós!
#VádeLenço
#associaçãopiauiensedecombateaocâncer
#hospitalsaomarcos
Mais informações
Assessoria de Comunicação (86) 99930 5336