O colesterol é uma substância que ajuda na formação de uma capa protetora nos nervos e na produção da vitamina D, da bile e de hormônios. A maior parte (cerca de 70%) é produzido pelo fígado e o restante vem da ingestão de alimentos. Em excesso, o colesterol contribui para o entupimento das artérias, impedindo a passagem do sangue, e torna-se fator de risco para doenças cardiovasculares, que atualmente são as principais causas de morte no mundo.
O consumo do LDL, (colesterol ruim), exagerado pode elevar o nível de gordura no sangue. O colesterol alto não traz problemas imediatos para as crianças e adolescentes. Mas quando fica sem tratamento, aumenta o risco de doenças cardíacas na fase adulta.
? O mal colesterol se mantendo acima da taxa anormal e sem tratamento tanto medicamentoso quanto dietético, faz com que a gordura se deposite na parede interna das artérias. Esse depósito é feito de maneira lenta e gradual, e muitas vezes o paciente só se dá conta quando as artérias se entopem e começam a aparecer os problemas cardiovasculares?, alerta o cardiologista no Hospital São Marcos Raldir Bastos.
Para evitar o distúrbio, o médico recomenda a prática de exercícios físicos e uma dieta saudável, com verduras, legumes, frutas e carnes magras. Outra indicação é observar o nível de colesterol regularmente.
A maior parte do colesterol, em média 70% é fabricado pelo nosso próprio corpo, sintetizados pelo fígado. Somente os outros 30% são provenientes da alimentação.O colesterol é encontrado somente em alimentos de origem animal, suas principais fontes são leite integral, queijos, manteiga, creme de leite, miúdos de boi e aves (fígado, coração etc), biscoitos amanteigados, bacon, embutidos (salsicha, lingüiça, etc), frios (salame, presunto, etc), frutos do mar, gema de ovo e pele de aves.