O Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizará na próxima quarta-feira, 30, às 8h, audiência pública para debater questões relacionadas à esclerose múltipla: os desafios diários, e busca por melhorias quanto ao diagnóstico precoce, minimização dos efeitos colaterais e apoio público para o enfrentamento da doença.
O requerimento é do presidente da Alepi, deputado estadual Franzé Silva (PT). “A escolha da data para a audiência é de extrema importância para os pacientes da esclerose múltipla e seus familiares, pois representa uma conquista fundamental na luta pela divulgação e pelo reconhecimento da doença no cenário nacional”, explica o parlamentar.
A presidente da Associação Piauiense de Portadores de Esclerose Múltipla, Dra Lúcia Almeida explica que será uma oportunidade para o diálogo direto com os representantes do povo e da própria comunidade. “ O encontro tem como objetivo abordar questões relacionadas ao acesso a tratamentos, direitos dos pacientes e atitudes de conscientização sobre a doença”.
A presidente destaca importância da presença de todos os pacientes e familiares na audiência pública, já que essa é uma oportunidade única para compartilhar experiências, expressar preocupações e propor soluções para os desafios enfrentados por aqueles que convivem com a esclerose múltipla. “Juntos, podemos sensibilizar e conscientizar sobre a realidade da doença, além de buscar medidas que garantam um tratamento digno e oportuno."