A diretoria executiva do Hospital São Marcos reuniu na manhã desta terça-feira (16) os deputados estaduais, para reforçar a importância das políticas públicas que visem a continuidade da prestação dos serviços de saúde ofertados à população carente acometida pelo câncer e em tratamento no hospital, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
O diretor-técnico do hospital, Marcelo Martins, afirmou que o serviço de filantropia para tratamento de câncer da instituição está correndo o risco de ser interrompido. Segundo ele, o estabelecimento enfrenta um déficit de, pelo menos, R$ 2 milhões mensais e, portanto, a diretoria busca apoio junto à bancada estadual para o custeio.
Durante a reunião, foram informados os números de atendimentos oncológicos realizados na instituição durante o ano de 2020 e 2021. Atualmente o Hospital São Marcos atende 100% dos casos de câncer infanto juvenil e 98% dos pacientes acima de 18 anos em tratamento de câncer pelo SUS no Piauí. No ano de 2020, o hospital realizou 27.790 consultas oncológicas e 965 cirurgias de alta complexidade. Já no ano de 2021, até o dia 30 de setembro, foram realizadas mais de 30.021 consultas e 583 procedimentos cirúrgicos, a estimativa é que até o dia 31 de dezembro o hospital alcance a marca de 40 mil consultas e 900 cirurgias de alta complexidade oncológica.
"O tratamento do câncer é caro e a remuneração é quase exclusivamente federal. Então, existe a necessidade de que os deputados estaduais se aproximem do hospital. Que o Governo Municipal e Estadual se aproximem, para que não tenhamos a diminuição ou mesmo a interrupção em casos mais extremos do atendimento da população mais carente e que está em tratamento do câncer”, declarou.
“A bancada parlamentar piauiense sempre foi sensível a esta causa. O que relatamos durante a reunião foi a enorme burocracia que é imposta para o recebimento desses recursos, tanto na área municipal, quanto na área estadual que inviabiliza que os recursos cheguem no momento certo, pois não sabemos de fato quando os recursos serão efetivados para o custeio dos tratamentos via SUS”, informa o Diretor Adjunto do Hospital São Marcos, Dr. Joaquim Almeida.
Na ocasião, o deputado estadual, Júlio Arcoverde garantiu que ainda este ano colocará uma emenda de bancada destinada à instituição.
“O trabalho do Hospital São Marcos é referência na área de oncologia do estado do Piauí e estados vizinhos. Nós parlamentares responsáveis por fiscalizar os recursos públicos seremos o elo de ligação do governo municipal e estadual com esta instituição Além de cumprir com a nossa responsabilidade vamos ainda este ano colocar uma emenda de bancada, isso mostra a responsabilidade da assembleia legislativa com a população carente em tratamento contra o câncer no estado do Piauí”, disse o parlamentar.
A parlamentar Teresa Brito ressaltou a importância do apoio dos parlamentares as instituições filantrópicas que atendem pacientes através do SUS.
“É importante ressaltar que nós deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí é de grande importância o apoio às instituições filantrópicas e se tratando do Hospital São Marcos é mais importante ainda pelo o que eles trabalham dentro desse hospital em tratamento do câncer em pessoas pobres. Nós estamos aqui para dar esse apoio a toda essa instituição que para o Piauí é de grande valia e agradecer por tudo que esse hospital tem feito pela população do Piauí”, declarou a deputada estadual, Teresa Brito.