Doar sangue é mais que um ato de solidariedade, é uma forma de demonstrar amor ao próximo e de salvar vidas. Para aqueles que ainda não são doadores de sangue, seja por medo ou falta de oportunidade, podem ter um estímulo a mais. Leis estaduais e federais tentam estimular a doação oferecendo benefícios aos doadores como dias de folgas.
O servidor estadual e federal e os trabalhadores de carteira assinada em geral que doam sangue tem direito a um dia de folga. O artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê que não haverá desconto nos salários se a doação for comprovada.
Fator de desempate
Além de folgas, os doadores de sangue também poderão se beneficar nos concursos públicos. Tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei 2474/11, do deputado Luiz Argôlo (PP-BA), que inclui como fator de desempate em concursos públicos a doação regular de sangue. Pela proposta, considera-se doador regular de sangue aquele que realize, no mínimo, três doações por ano.
Segundo o projeto, o candidato deverá apresentar o comprovante de doador no ato da inscrição no concurso público. Já o candidato impossibilitado por razões clínicas de ser doador tem direito a atestar sua condição recebendo o mesmo benefício destinado ao doador regular.
Se você deseja se tornar um doador de sangue, saiba as condições básicas:
- Ter entre 16 a 67 anos de idade
- Estar saudável
- Ter mais de 50 kg
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis
- Estar bem alimentado
- Apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido
em todo o território nacional.
Fonte: Diário do Nordeste