Doenças neurológicas e degenerativas como Alzheimer e Parkinson podem ser prevenidas com atividade cerebral
Nesta sexta-feira, 22, é comemorado o Dia Mundial do Cérebro, com o intuito de esclarecer e alertar sobre os aspectos que giram em torno desse órgão, considerado o mais complexo e de suma importância na nossa vida. Conversamos com o neurologista Tibério Nunes, que falou sobre a importância desta data e os cuidados necessários que precisamos manter para o bom funcionamento deste órgão.
“É muito importante cuidar do cérebro através de atividade física regular, pois favorece as capacidades cognitivas e evita a perda de memória. É preciso ter bons hábitos de vida no geral, evitando álcool em excesso e não fumar”, explica o médico. “Os exercícios menos intensos, como ioga e meditação, também são essenciais para a preservação da saúde mental. A prática dessas atividades físicas resulta em uma sensação de bem-estar, na redução do estresse e da ansiedade”.
O cérebro é considerado o núcleo de inteligência e aprendizagem do nosso corpo, sendo o responsável pela maioria das ações de funcionamento do organismo humano, como fala, memória, consciência, nossa movimentação e comportamento.
De acordo com o Dr. Tibério ainda não sabemos tudo sobre ele, já que várias áreas do cérebro ainda são enigmáticas ou não compreendidas por completo, bem como as suas complexas conexões. “ Mesmo sendo um órgão pequeno, o cérebro é quem mais consome energia e oxigênio, consumindo até 20% do sangue rico em oxigênio bombeado pelo coração, ainda que em repouso”, enfatiza.
A sugestão do médico para exercitar o cérebro é buscar recursos que provoquem o intelecto, como jogos, leituras e principalmente aprender coisas novas. “Algo muito importante para o cérebro é uma dieta balanceada e dormir bem. Ao dormirmos bem, nosso cérebro consolida as informações importantes do dia e faz uma “limpeza” do que não é necessário”, concluiu o médico.
Portanto, doenças neurológicas e degenerativas como Alzheimer e Parkinson podem ser prevenidas a partir do cuidado com a atividade cerebral. Considerando que ajudam no desempenho do cérebro e estimulam a formação de novos neurônios, a adoção dessas boas práticas pode ser benéfica para prevenir esse tipo de patologia e manter-se com uma mente saudável.