Hospital São Marcos: O que é a DTM?
Carine Borges: DTM é uma disfunção na articulação temporomandibular. Genericamente, o termo se refere às anormalidades que atingem as ATM e/ou os músculos da mastigação.
HSM: O que causa a DTM?
Carine Borges: Não existe uma causa específica. Existem fatores que podem desencadear, perpetuar e contribuir para que a dor e disfunção se apresente. Alguns destes fatores são: trauma, estresse emocional, apertamento constante dos dentes quando acordado, bruxismo do sono e hábitos como mascar chicletes, roer unhas, etc, e até predisposição genética para dores crônicas, dentre outros. Antigamente, acreditava-se que tudo era causado pela posição dos dentes; hoje, os estudos mostram que o papel da má oclusão dentária na causa de DTM é pequeno.
HSM: Quais outros sintomas podem indicar algo mais grave?
Carine Borges: Quando existe a disfunção, o paciente apresenta sintomas, como dor de cabeça, dor de ouvido e/ou zumbidos, dor ou cansaço dos músculos da mastigação, ruídos articulares (estalos ou crepitação) e dificuldade para abrir a boca.
HSM: Quais são os tipos de disfunção temporomandibular?
Carine Borges: Existe a DTM muscular, que está ligada aos músculos da articulação, e a articular que está ligada a parte óssea.
HSM: Como é realizado o tratamento nesses casos?
Carine Borges: Quando o problema é muscular nós realizamos o tratamento clínico com agulhamento a seco, com TENS, termoterapia e exercícios fisioterápicos. Quando é necessário realizar cirurgia, que são poucos os casos, nós ainda realizamos outros tipos de tratamento como artrocentese, viscossuplementação, as vezes indicamos botóx e cirurgias minimamente invasivas.
HSM: Existe algum grupo de pessoas que é mais afetado com a DTM?
Carine Borges: Mulheres em idade reprodutiva, pessoas que passaram por algum trauma e quem apresenta alto nível de estresse.