Elza Mayara Antunes de Macedo
Enfermeira da Educação Permanente em Enfermagem-Hospital São Marcos
Especialização em Gestão Empresarial – Instituto Federal do Piauí (cursando)
Educação Permanente em Enfermagem no hospital São Marcos é um diferencial nos serviços de saúde hospitalar do Piauí. Pois é realizado um processo educativo dentro da instituição com seus funcionários, visando a qualificação pessoal e profissional, postura ética, exercício da cidadania e integração entre colaboradores e instituição. Tendo como objetivo primordial a prestação de uma assistência de enfermagem qualificada e humanizada.
1-O que é educação permanente em enfermagem?
É uma estratégia de aprendizagem no ambiente de trabalho, em que o aprender e o ensinar integram-se no cotidiano das empresas, ou seja, são alternativas educacionais desenvolvidas no ambiente de trabalho com a finalidade de transformar a prática, de forma participativa e contextualizada.
2-Existe algum tipo de metodologia utilizada pelo serviço de educação permanente?
Sim. Utiliza-se a metodologia da problematização, pois o serviço de educação permanente trabalha a partir dos problemas identificados na trabalho de enfermagem. Por exemplo, a coordenadora da urgência identificou a dificuldade dos técnicos em relação algumas patologias, então, a mesma solicitou um curso de Cuidados de Enfermagem na Emergência e o serviço de educação permanente organizou e realizou o curso solicitado. Mas existem várias estratégias do processo educativo na instituição.
3-Voce poderia citar quais são estas estratégias?
As estratégias utilizadas são: palestras, cursos, campanhas, capacitação profissional, treinamentos, atualizações, simpósios e grupos de estudo. Este último é bem relevante para a melhoria da assistência de enfermagem, pois são grupos formados por enfermeiros que possuem afinidade por determinada área que se reúnem semanalmente para discutirem/estudarem determinado conteúdo, levando conhecimento para sua equipe e embasando sua prática, ou seja, favorece crescimento pessoal e profissional para o grupo e também proporciona qualificação do trabalho prestado pela instituição. Os grupos atuantes são: Grupo de Estudo de Curativo (GREC), Grupo de Estudo de Enfermagem em Oncologia (GRECON) e Grupo de Estudo sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem (GRESAE).
4-Qual a importância da educação permanente para o cliente do hospital São Marcos?
O cliente do hospital tem à sua disposição uma equipe de enfermagem prestando uma assistência de qualidade. Com a universidade corporativa, capacita-se os técnicos em enfermagem de acordo com a política do hospital e, em seguida, realiza-se uma seleção interna dos melhores, com a finalidade de formar equipes que superem as expectativas do nosso cliente. Além dos treinamentos de acordo com a necessidade de cada setor.
5-Quais são as metas da educação permanente para o ano de 2011?
A primeira é atender cada vez melhor nosso cliente, prestando uma assistência de enfermagem de qualidade e humanizada. Para isso, temos projetos de várias campanhas, simpósios e cursos, envolvendo todos os setores do hospital. Esse ano será realizado o III Simpósio Multiprofissional sobre lesões de pele, o I Simpósio de Enfermagem em Oncologia, o I Curso de Oncologia para enfermeiros, a Semana de Combate a Infecção Hospitalar, entre outros eventos.