Hospital São Marcos - O que é a Esclerose Múltipla?
Kelson Almeida - A esclerose múltipla é uma doença neurológica que acontece por uma desmielinização do sistema nervoso central. Ou seja, é como se o próprio corpo atacasse, por uma reação imunológica as células do sistema nervoso central. Isso causa a doença. Também gera os sintomas que aparecem como surtos de dormências, dores, perda de força, alterações visuais e incoordenação motora.
HSM - Entre os sintomas, quais são os primeiros a se manifestarem?
Kelson Almeida - A doença pode se manifestar em formas de surtos, porém
também pode ocorrer com uma piora progressiva. Por vezes os sintomas podem melhorar mesmo sem tratamento ou pode-se deixar sequelas. Qualquer sintoma neurológico pode advir dos surtos, pois os mesmos ocorrem a depender da região do cérebro onde ocorre a desmielinização.
HSM - Quais são os tratamentos atualmente disponíveis para a esclerose
múltipla?
Kelson Almeida - Existe um grande número de medicamentos para tratamento dos casos de esclerose múltipla. Na hora do surto doses altas de corticoides são administradas. Durante o tratamento, os imunomoduladores são drogas injetáveis utilizadas continuamente para controle da doença. Recentemente drogas imunomoduladoras orais (tomadas pela boca todos os dias) tem sido
empregadas.
HSM - O senhor esteve recentemente em um congresso sobre o tema. Quais
avanços a comunidade médica apresenta?
Kelson Almeida - No Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla observou-se
como novidades o aparecimento de novas drogas para tratamento de formas mais graves da doença, assim como de formas que não eram tratadas anteriormente.
HSM - Quais são os serviços disponíveis atualmente no Hospital São Marcos para pacientes com esclerose múltipla?
Kelson Almeida - O Hospital São Marcos sedia a Associação Piauiense de Esclerose Múltipla (APPEM). Trata-se de um grupo que favorece o conhecimento da doença, a discussão entre os pacientes com palestras na qual são escolhidos temas associados a esclerose múltipla. Qualquer paciente com esclerose múltipla advindo do setor público ou privado pode se associar a APPEM. Recentemente o atendimento ambulatorial (em consultas) filantrópico foi instituído com o intuito de facilitar o acesso do doente com esclerose múltipla que comprove a impossibilidade de seguir em tratamento especializado.
A APPEM concretiza a responsabilidade social do Hospital São Marcos com a população piauiense.