A dificuldade de enxergar é uma questão de saúde pública que atinge metade da população brasileira. Neste grupo, 60% preferiam estar bem longe dos óculos, conforme aponta estudo com 1,25 mil pessoas feito pelo Instituto Penido Burnier e pelo hospital Albert Einstein. A técnica de cirurgia a laser, contudo, surgiu para corrigir a perda da capacidade de o olho focalizar de perto, ou "vista cansada". A cirurgia realizada há 12 anos no Hospital São Marcos é feita com um laser chamado Femtosegundo e não exige cortes na região externa da córnea. Para saber mais sobre o procedimento feito no Hospital São Marcos confira a entrevista com o oftamologista Domingos Mourão.
A cirurgia a laser foi uma revolução na área oftalmológica?Sim. A possibilidade da independência dos óculos e das lentes de contato através da cirurgia refrativa a Laser, com duração de cerca de 5 minutos, com anestesia através de colírio e sem internação, foi algo fantástico. E o Hospital São Marcos, sempre trabalhando na perspectiva de trazer o que há de melhor, tornou-se o pioneiro da realização dessa cirurgia no Piauí. Iniciamos, então, essa cirurgia aqui há 12 anos. Já chegamos a 3.800 cirurgias. O avanço tem sido grande, temos atualizado equipamentos desde então, e os resultados são excelentes. E com isso só tem crescido o número de pessoas que buscam a cirurgia refrativa a Laser.
O que é uma cirurgia refrativa?É a cirurgia de correção da miopia, hipermetropia ou astigmatismo.
Quais os benefícios que a cirurgia refrativa pode trazer?Melhora da qualidade de vida, melhora da visão sem a inconveniência e a limitação do uso de óculos ou de lentes de contato, maiores oportunidades profissionais, aumento das possibilidades de lazer, de atividades esportivas, aparência mais natural, aumento da autonomia laboral.
O que é necessário fazer para realizar a cirurgia refrativa?Agendar consulta para avaliação oftalmológica detalhada, e realização dos exames pré-operatórios(todos realizados no Hospital São Marcos), para precisar a indicação cirúrgica e descartar possíveis contra-indicações.
Para outras informações, ligar 2106-8278 ou acessar o site do Hospital São Marcos.