Para ajudar a minimizar o sofrimento causado pela doença, oferecer suporte emocional e favorecer a qualidade de vida de pacientes e familiares assistidos pela Instituição, o Hospital São Marcos criou, em 2000, de forma pioneira no Estado, o Serviço de Psicologia Hospitalar.
Inicialmente, o Serviço teve como prioridade o acompanhamento do paciente oncológico e seus familiares. No entanto, com o crescimento da demanda e a expansão das atividades, a assistência psicológica foi ampliada e hoje se estende a todos os pacientes em tratamento no local.
O Hospital São Marcos conta com um grupo de oito psicólogas que atuam buscando a promoção e o restabelecimento da saúde do paciente em tratamento. Esta equipe trata, de forma especializada, do adoecimento e suas repercussões emocionais, objetivando o restabelecimento dos recursos adaptativos necessários ao bom enfrentamento da realidade que se impõe. Aliado a esse suporte, os familiares também recebem atendimento psicológico, quando necessário, durante o período de hospitalização do paciente.
A avaliação e o acompanhamento dos pacientes e familiares são realizados a partir de solicitação da equipe de saúde, por solicitação do paciente ou familiar e, ainda, por rotina do próprio Serviço. O atendimento acontece aos pacientes internados nas salas de quimioterapia, serviço de radioterapia, centro cirúrgico e consultório.
A equipe de Psicologia desenvolve o Grupo de Apoio às pacientes em tratamento do câncer de mama – Amigas do Peito; Grupo Informativo Multidisciplinar voltado para pacientes em tratamento radioterápico e seus familiares – GRAP; Encontro Informativo da Oncologia – EIO e o Projeto Cineminha que é voltado para as crianças e adolescentes internados na oncologia pediátrica.