Sempre buscando profissionais qualificados para atua em sua equipe médica, o Hospital São Marcos tem selecionado profissionais para garantir seu atendimento médico de excelência. A médica Maria das Graças Barbosa Sousa (CRM 3065) se especializou em Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (Escola Paulista de Medicina) e fez Mestrado em Doenças Ósseas Metabólicas. Ela atua no Hospital São Marcos desde o mês de janeiro de 2012. Confira a entrevista:
Quais os casos mais comuns de doenças reumatológicas?
São pacientes que possuem Síndrome Fibromialgia que é uma patologia em que o paciente tem dor em quase todas as articulações, associada às dores musculares e dores na coluna. É o que chamamos dor difusa no corpo, ocorre no corpo inteiro, associada com outros sintomas. Encontramos bastantes casos de osteartrose (AO), o que chamamos de artrose. Além disso, atendemos pacientes com Tendinite que é a inflamação de um tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento, bucite, principalmente, ombro, cotovelo, quadril. Também tratamos outras doenças que não são tão comuns: lúpus, artrite reumatoide e outras doenças desse grupo.
Existe alguma faixa etária em que essas doenças são mais comuns?
A reumatologia, diferentemente do que muitas pessoas pensam, que só tratamos pacientes idosos, é uma especialidade em que a faixa de acometimento dessas doenças é bastante extensa, desde crianças até idosos. E a faixa etária acometida vai depender da doença em questão. Por exemplo, a artrose como é uma doença degenerativa mais se manifestar em indivíduos mais idosos, a partir de 50 anos. Já os casos de lúpus acometem adultos jovens, mais mulheres do que homens. A Gota, outra doença reumatológica que tratamos, ocorre mais em adultos jovens. A febre reumática, por outro lado, é uma doença que acomete mais crianças e adolescentes. Mas, é importante ressaltar que a reumatologia não atua somente em pacientes idosos.
Que tipos de sintomas as pessoas podem observar para saber a hora de procurar um especialista?
O principal sintoma que traz o paciente são as dores articulares não relacionadas a traumatismo que seria mais investigação ortopédica. Então, a dor articular, seja ela isolada em uma articulação que perdura, ou seja, que demora e mais generalizada deve ser o momento de procurar o reumatologista. Agora é preciso alertar que nem todas as dores nas articulações são de doenças reumatológicas. É preciso procurar um médico porque o reumatologista pode encaminhar para um outro especialista.
Que tipos de cuidados as pessoas podem ter para se prevenir de doenças reumatológicas?
Exceto as doenças de cunho genético, assim como orienta toda a Medicina, tudo depende de estilo de vida. Por exemplo, uma doença muito presente na reumatologia é a Osteoporose. Em relação a esta doença sabemos que parte da doença tem um componente genético, mas outra tem haver com estilo de vida. É preciso que as pessoas pratiquem regularmente algum tipo de atividade física, tenham cuidado com a manutenção de peso (algumas dores estão relacionadas a sobrepeso e obesidade). Na maioria das vezes, a população jovem não se preocupa com isso. Mas, todos devem ter essa preocupação. Então, a prevenção é mudança no estilo de vida, desde a alimentação saudável à manutenção do peso.