O I Congresso Amazônico de Oncologia, realizado pelo Hospital Ophir Loyola, em Belém do Pará, no período de 14 a 16 novembro, destacou as atividades do Hospital São Marcos, ao mostrar a experiência exitosa no avanço da gestão de ensino e pesquisa da instituição. Referência em tratamento oncológico na região, o hospital é certificado com o selo ONA Nível 3, o mais alto padrão de acreditação hospitalar, que consolida o São Marcos como um modelo de excelência no cenário nacional.
Durante o evento, Dr. Edilson Carvalho, diretor de Ensino e Pesquisa HSM, enfatizou a inovação nas práticas de ensino e o impacto direto da pesquisa científica no aprimoramento do atendimento ao paciente oncológico. “Além de uma nova estrutura física, ampliamos os programas de residências médicas, dos cursos técnicos e das parcerias estratégicas com instituições de ensino superior, resultando em uma evolução na formação de novos profissionais de saúde e no uso de métodos mais modernos de diagnóstico e tratamento”, informa.
Outro ponto alto de sua fala foi o relato dos projetos de pesquisa aplicada realizados no São Marcos, com resultados que contribuem não apenas para a qualidade assistencial, mas também para a produção de conhecimento científico relevante no Brasil. O São Marcos é reconhecido como um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACOM), pois atende 98% de todos os tipos de câncer em adultos e 100% em crianças na região.
A experiência do Hospital São Marcos foi recebida com entusiasmo pelos participantes, que o reconheceram como um exemplo inspirador para outras organizações de saúde. “Estivemos em uma visita ao Hospital São Marcos em abril deste anos, e o que constatamos nos influenciou a realizar algumas mudanças significativas no setor de ensino do Hospital Ophir Loyola”, declarou Margareth Braun Imbiriba, diretora de Ensino e Pesquisa do Hospital Ophir Loyola.
O Congresso Amazônico, com sua programação voltada para desafios tecnológicos e inovações no ensino, pesquisa e assistência, serviu como um importante espaço para troca de experiências entre profissionais e instituições de todo o país.