É comum ver pessoas expostas ao sol sem a devida proteção. Com isso, o índice de câncer de pele tem aumentado nos últimos anos.
# Riscos a exposição excessiva:
- A exposição ao sol em horários não recomendados e sem proteção adequada, pode ocasionar graves queimaduras na pele levando ao desconforto, febre, dores em geral e outros sintomas. A pele pode ficar manchada ou surgir lesões como bolhas. Uma queimadura grave de sol assemelha-se a de água quente.
* Insolação: Vômito, pulsação acelerada, vertigem, desidratação, falta de ar, pele vermelha quente e seca, dentre outros, são sintomas de que o corpo foi exposto excessivamente a luz solar.
O que se pode ser feito em caso de insolação: ficar em local fresco e arejado, beber muito líquido, deitar com a cabeça elevada, colocar compressas e toalhas frias sobre a cabeça e envolta do corpo e procurar um médico mais rápido o possível.
# Use o sol ao seu favor:
A exposição a luz solar é importante para a saúde, sabendo os horários permitidos é possível ter um bronzeado saudável: Evite horários entre 10 h e 16 h !
# Benefícios:
- Vitamina D: A vitamina D está ligada ao cálcio, a absorção também está ligada a diminuição de alguns tipos de câncer como: pâncreas, próstata e mama.
- Filtro solar: O uso é indispensável para a pele e evita possíveis manchas e o câncer de pele.