A presidência da Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida realizou nesta quarta-feira, 29, uma homenagem à Amélia Sady Tajra, com uma nova placa no Ambulatório SUS do Hospital São Marcos. A condecoração é o reconhecimento ao seu filho, Jesus Elias Tajra, que doou parte do terreno para o Serviço de Prevenção do Câncer Ginecológico.
“Tratamos neste hospital 100% do câncer infantil e 98% do câncer adulto. Onde não existe plano B, esse tipo de generosidade precisa ser valorizada e divulgada para incentivar outras pessoas. É por isso que hoje essa família está aqui sendo homenageada”, falou Gustavo Almeida, Diretor-geral do Hospital São Marcos e presidente da Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida (APCC-AA).
A APCC-AA é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, de assistência social, prestadora de serviços de saúde e único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Estado do Piauí, e portanto, prestadora de serviços ao Sistema Único de Saúde – SUS. “Obrigado por ajudarem a escrever a continuidade da história de sucesso do São Marcos e a transformar a saúde do Piauí em uma das melhores deste país”, agradeceu o presidente Gustavo Almeida.
Desde a sua fundação em 1953, para manter a prestação dos serviços de saúde, o São Marcos conta com o apoio e a confiança de homens e mulheres deste estado, como a família de dona Amélia Sady Tajra. “Minha mãe era uma mulher de natureza excepcional, uma mulher forte e de muita fé em Deus. Me sinto feliz com essa homenagem, onde a imagem dela ficará lembrada para sempre”, agradeceu emocionado o empresário, presidente do Grupo Cidade Verde, Dr. Jesus Elias Tajra.
Durante a solenidade, o Dr. Jesus Elias Tajra destacou o serviço da APCC-AA na administração do Hospital São Marcos, na prestação da assistência de referência a pacientes oncológicos não apenas do Piauí, mas de outros estados vizinhos como Maranhão e Pará. “Hoje o Hospital São Marcos é um colosso, um projeto conhecido no Brasil inteiro pela sua grandiosidade e pelo serviço de alta relevância e qualidade que tem prestado”, destacou.
Atualmente o espaço abriga os serviços ambulatoriais, dispondo de 21 consultórios, 02 salas de citologia, enfermagem, procedimentos hematológicos, farmácia, sala de quimioterapia e o serviço social do hospital.
BIOGRAFIA AMÉLIA SADY TAJRA
Nasceu no dia 20 de março de 1892, em Zahle, a terceira maior cidade do Líbano. Primeira filha mulher do casal Chicri e Nadime Sady, veio morar no Brasil, em 1913, aos 21 anos de idade, acompanhada dos pais e dos irmãos Nagib, Izabel e Miguel. Fixaram residência em Fortaleza, no Ceará, cidade onde sua mãe faleceu, 15 dias após chegar a este novo país.
No mesmo ano, casou-se com um jovem sírio, 20 dias depois de conhecê-lo. Precisamente, no dia 14 de junho de 1913, Amélia Sady casou-se com Elias João Tajra - comerciante, nascido em Malula, cidade situada a noroeste de Damasco, na Síria, que chegou ao Brasil em 1906, aos 18 anos de idade, entrando pelo Rio de Janeiro, passando pelo Maranhão até fixar residência em Teresina.
O casal tornou-se um dos pioneiros no comércio do Piauí. Elias João Tajra assumiu importantes papéis no surgimento de entidades de classe, como a Associação Comercial Piauiense. O casal teve 13 filhos: Nazaré, Olga, Olinda, Fumia, Vitória, João Elias, Maria, Esmeralda, Nazira, Josélia, Carmélia, Jesus Elias e José Elias.
Unidos pelo amor enfrentaram os desafios da vida e cuidaram da educação de seus filhos, tanto que se tornaram pessoas respeitadas, honradas, empreendedoras e úteis à comunidade piauiense. Os Sady Tajra são resultado desta mulher de fé, que tratava a todos com respeito e que deixou para as futuras gerações da família, amigos e sociedade piauiense o verdadeiro exemplo de dedicação e empatia pelo próximo. Por isso, em nome dos piauienses, a Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida, agradece por toda ajuda. Mais que homenagear a matriarca, o desejo é estender a honra ao seu amado marido, filhos, netos, bisnetos e futuras gerações.
Mais informações
Assessoria de Comunicação e Marketing APCCAA / HSM