O Serviço de Fisioterapia do Hospital São Marcos iniciou suas atividades em 1986, com alguns profissionais, destinados inicialmente a atuar na reabilitação de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Atualmente, o serviço é composto por 18 fisioterapeutas que realizam um trabalho diferenciado, atuando de forma a integrar mais rapidamente o indivíduo à sociedade.
São encaminhados para atendimento pacientes com desordens músculo-esquelética, cárdio-vascular, neurológica e respiratória adulto e infantil. Para isso, são utilizados modernos recursos de eletroterapia, cinesioterapia entre outros. Após indicação médica, os fisioterapeutas realizam avaliação dos pacientes, elaboram o diagnóstico físico-funcional e executam o processo terapêutico.
Para a Dra. Rebeca Pires, chefe do Serviço de Fisioterapia, os objetivos e condutas escolhidos pelos profissionais são adequados a cada paciente visando maior independência para retorno e/ou aquisição de suas atividades funcionais. “Também oferecemos orientações as famílias, além da elaboração de um plano terapêutico em função da evolução e dos resultados obtidos no tratamento do paciente até a alta fisioterapêutica”, pontuou.
Diariamente, o serviço funciona durante 15hs nas UTIs e 10 h nas enfermarias. São realizados atendimentos e monitoramento de acordo com solicitação médica e o nível de complexidade de cada paciente. Nas UTIs, o funcionamento inicia-se às 8h e é finalizado às 22h, salientando que, no período noturno, são assistidos aqueles pacientes que inspiram maiores cuidados e que estejam em um nível de maior complexidade.
Os profissionais de fisioterapia, com suas técnicas específicas, contribuem para promover a recuperação mais rápida dos pacientes do Hospital São Marcos. O trabalho da equipe deve ser conhecido por todas as outras, de modo que sua participação seja efetiva para a evolução satisfatória de cada paciente.