Fisioterapia com realidade virtual é usada na reabilitação de pacientes internados
Óculos de realidade virtual são usados com sucesso na fisioterapia de pacientes internados nas UTIs do Hospital São Marcos, em Teresina - PI. O fisioterapeuta Anchieta Filho é um dos idealizadores do projeto e explica que o uso dessa ferramenta torna a Fisioterapia mais atrativa.
As sessões aplicadas pela fisioterapeutas são acompanhadas pelo médico intensivista. No São Marcos, a prática vem sendo aplicada há meses e apresenta benefícios como a diminuição da dor, a mobilização precoce e, consequentemente, a alta mais rápida da UTI. “É uma atividade que, além de trazer benefícios físicos, ainda leva em consideração as preferências e gostos pessoais dos pacientes, o que faz toda a diferença para que possamos oferecer um atendimento humanizado”, explica o fisioterapeuta.
"Existem diversos tipos de vídeos em 360° da realidade virtual escolhida. Podemos programar e personalizar as sessões dos exercícios, com simulações que levam o paciente a um passeio por vários lugares. Normalmente usamos o passeio de bicicleta, por paisagens próximas a praias ou florestas. Tudo isso enquanto faz a atividade fisioterápica”, explica.
Os óculos de realidade virtual podem ser utilizados em pacientes pediátricos, adultos e idosos. “Achei interessante demais”, declara o paciente Lindomar de Aguiar Amorim. "Durante o exercício me vejo numa floresta muito bonita, numa estrada pedalando. Me sinto estimulado, não sinto dores. A máquina está aprovada, pois é muito confortável. Estou gostando”, informa.
Durante a atividade o paciente pode estar em pé, caminhando ou sentado. “O paciente pode se movimentar de forma mais ativa, mesmo estando em uma maca, por exemplo, ou com alguma limitação de acesso”, explica.
Mais informações
Assessoria de Comunicação HSM